• Game Boy Advance
  • Freeplay Zero – O Game Boy Advance com Raspberry Pi

    Projeto que conseguiu arrecadar fundos no Kickstarter coloca a potência de um Raspberry Pi Zero W com tela LCD em uma carcaça de Game Boy Advance com direito de botões adicionais e emuladores da era 8 até 32 Bits!

    Publicado por date_range21/11/2017 - Atualizado em 21/11/2017visibility 2406

    photo Freeplay Zero - Freeplaytech
  • Game Boy Advance
  • Freeplay Zero – O Game Boy Advance com Raspberry Pi

    Projeto que conseguiu arrecadar fundos no Kickstarter coloca a potência de um Raspberry Pi Zero W com tela LCD em uma carcaça de Game Boy Advance com direito de botões adicionais e emuladores da era 8 até 32 Bits!

    Publicado por

    date_range Atualizado em 21/11/2017 visibility 2406 photo Freeplay Zero - Freeplaytech

    Você já deve ter visto pela internet à fora os milhares de projetos envolvendo o micro-computador chamado Raspberry Pi (em inglês). Principalmente os retro-gamers que adoram um emulador (eu mesmo particularmente os amo!) e criam video-games retrô bem no estilo do NES e SNES Mini.

    A facilidade de trabalhar com os projetos envolvendo o Raspberry Pi e seu baixo custo-benefício chamam muita atenção de diversas comunidades e desenvolvedores e tem apresentado projetos pra lá de bacana – Os famosos Fliperamas de Bar são os projetos mais requisitados pela galera.

    Mas um modelo em especial tem chamado muita atenção, trata-se do Raspberry Pi Zero W. Apesar do seu poder de processamento ser menor do que o modelo mais potente (O Pi 3) ele é muito pequeno e com isso você tem a possibilidade de criar vídeo games portáteis que não deixam nada à desejar e conseguem rodar de boa jogos da era 8 até 32-Bits.

    Realmente o bichinho é pequeno!

    Como os modelos de Raspberry Pi você pode colocar módulos adicionais, basta ter uma carcaça legal (sério, tem gente que usa até pote de Tupperware como case!) e adicionar uma tela portátil que pode possuir até suporte em touch screen!

    Pensando nessas possibilidades e utilizando muito a imaginação, um projeto chamado Freeplay Zero promete trazer toda a potência de um Raspberry Pi em um modelo de Game Boy Advance.

    A evolução do Freeplay Zero

    O Freeplay Zero nasceu do projeto Game Pie Advance (Você pode ver mais sobre este projeto aqui (em inglês). Ele une o que há de melhor do Raspberry Pi Zero com uma pequena tela LCD e uma carcaça ao melhor estilo do Game Boy Advance para trazer o máximo de entretenimento.

    Seus criadores ensinam em um vídeo como adaptar uma carcaça de Game Boy Advance para fazer o projeto, e ainda como colocar botões adicionais X e Y para aumentar a compatibilidade com outras plataformas e jogos. O projeto utiliza como base o sistema operacional RetroPie (em inglês), que fica encarregado de oferecer os emuladores para a jogatina.

    O Freeplay Zero fica incrível!

    Em Junho de 2017, a equipe conseguiu arrecadar fundos com sucesso em uma campanha no Kickstarter para produção e desenvolvimento de um projeto com qualidade “preimium”. E o resultado é bastante satisfatório!

    Processo de montagem na carcaça.

    Mas é uma pena que nem tudo é um mar de rosas… O preço é um pouco salgado mesmo para o pessoal que mora nos EUA. O valor é de 89 dólares (R$ 289,65 na cotação de hoje, 21) sem contar os impostos.

    Nada que um pouco de paciência, ousadia e domínio em eletrônica e um GBA abandonado na gaveta não faça com que você arrisque em criar um projeto desse! (PELO AMOR DE DEUS, MANDA PRA GENTE O RESULTADO SE FIZER!)

    Você pode conferir abaixo o vídeo do Freeplay Zero em perfeito funcionamento:

    Anúncio
    comment Comentários Atenção: Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.
    O Game Boy Club tem como missão preservar a história do Game Boy e fortalecer o futuro dos portáteis Nintendo.
    Conheça também nossa comunidade de Compra e Venda de jogos, acessórios e portáteis no Facebook launch!
    Entre em contato conosco através do nosso email:
    email contato@gameboyclub.com.br