A Taito resolveu criar um acessório onde ele se conecta ao slot do Game Boy Advance na parte inferior do DS e permite girar um controlador no sentido horário ou anti-horário para trazer a mesma experiência das suas famosas máquinas de fliperama (Arcade). Ele é confortável jogar em uma mesa ou segurando em suas mãos.

A Taito Corporation (hoje subsidiária da Square Enix) foi uma das primeiras desenvolvedoras de videogames do Japão – Responsável por diversas franquias como Bubble Bobble, Bust a Move e Lufia. Jogos clássicos como Arkanoid e Space invaders sempre estiveram presentes no catálogo da desenvolvedora nas mais diversas plataformas, no Nintendo DS não poderia ser diferente.

O Paddle Controller foi lançado em 2008 exclusivamente no Japão. Ele vinha junto com um pacote com o jogo Arkanoid DS (também era compatível com Space Invaders Extreme, Space Invaders Extreme 2 e Space Bust-a-Move), mas também era vendido separadamente disponível nas cores preto, branco, prata e rosa.

Imagem do pacote completo do jogo Arkanoid DS com o Paddle Controller
Este era o pacote completo com o jogo Arkanoid DS e o Paddle Controller

Eu tinha o acessório pois veio junto com um Nintendo DS que ganhei de uma amiga que veio do Japão. Na época, não cheguei a dar muita importância tanto para o jogo quanto para o acessório e vendi ele logo em seguida para um colega da escola.

No Arkanoid DS você pode girar o controlador para navegar através dos menus, mas você tem que remover sua mão para pressionar um botão e fazer seleções no aparelho.

Demonstração de uso do Paddle Controller DS no portátil.
Paddle Controller no slot do GBA na parte inferior do DS

O acessório é de fácil utilização tanto para destros quanto canhotos. Eu como sou canhoto, os botões X, Y, B e A tornam-se o direcional (deve ser a mesma experiência em um Joy-Con do Nintendo Switch).

Enquanto a qualidade do acessório chega a impressionar, lembro-me que os jogos desapontaram com o acessório – Como o Nintendo DS possuem duas telas, a fórmula de controlar uma haste para rebater a bolinha no Arkanoid DS se torna um pouco mais dificultosa. Pois a divisão entre as duas telas faz com que a bolinha do jogo desapareça por um instante e isso chega a atrapalhar um pouco, senti a mesma coisa no Space Bust-a-Move.

Arkanoid DS, Space Invaders Extreme 1 e 2 fazia bem o uso do acessório!

Arkanoid DS é incrível, possui gráficos e uma trilha sonora impecável. Mas o acessório o torna um jogo muito mesquinho.

Siggy Kun – Game Boy Club

Apesar do acessório ter sido lançado apenas na terra do sol nascente, ele também é compatível com os jogos lançados em outras regiões. Já que o Nintendo DS não possui trava de região no portátil e nos seus jogos.

RevisãoSiggy Kun
Artigo Anterior
Super Mario Land 2 ganha versão para Game...
Próximo Artigo
Game & Watch - O primeiro portátil da...

Marcadores


Comentários


SiggyKun

Um retro-gamer louco e apaixonado por 8-Bits, pixel-art e um leão. Sou fissurado por emuladores, que foi aonde eu adquiri paixão total pelos portáteis. Meu primeiro contato real com um Game Boy foi aos 20 anos onde ganhei um com Pokémon Yellow. Sou pai de um Nintendo 2DS, um PSP e um Game Boy Pocket que é o meu xodó!


Compartilhe