Foram quase 365 dias sem novidades no blog. Muitas mudanças e códigos. A Game Boy Club mudou, e está recheada de novidades!

Saudações a todos os nossos amigos e parceiros do Game Boy Club! É com imenso prazer que apresentamos para vocês o novo site. Podemos considerar que esta matéria é mais um diário de desenvolvimento sobre esse nosso novo site e um desabafo do desenvolvedor.

A família Game Boy Club

Em meados de 2012, Eduardo Trigo iniciou um fórum com o nome de Game Boy Club. O intuito era reunir colecionadores e apaixonados pelos portáteis Nintendo onde trocavam informações sobre o assunto. Com o tempo, Eduardo fundou o Blog do Game Boy Club.

No fórum, Eduardo fez amizade com um membro chamado Felipe Sobral. Felipe cuidava do blog Nintendo Relic (que curiosamente ainda encontra-se no ar.)

Os dois focaram suas matérias e conteúdos no Game Boy Club. Aos poucos, outros membros foram aproximando-se e ajudando o Game Boy Club a ser o que é hoje.

O Game Boy Club tem como missão preservar a história do Game Boy e fortalecer o futuro dos portáteis Nintendo.

Eduardo Trigo

O Game Boy Club sempre procurou trazer para todos os nossos leitores, matérias e curiosidades que envolvem os portáteis Nintendo. Seja dicas dos jogos, como restaurar seu portátil que deu problema na tela, e fazer você sentir aquela saudade do Game Boy, colocando assim na sua lista de tarefas um lembrete para comprar pilhas para o seu portátil.

Hoje nossa página no Facebook conta com cerca de 25 mil seguidores, um grupo de compra e venda de portáteis com 5,5 mil participantes, e a comunidade de com 1,5 mil membros.

As novidades a partir de agora

Agora o nosso blog é mais leve, simples e fluído. Totalmente compatível com computadores, notebooks, celulares e tablets. Recebeu uma grande melhoria na otimização de imagens e tempo de carregamento, você pode visitar nosso blog sem medo de gastar tantos dados móveis, por exemplo.

Leia sem distrações

Uma das coisas que incomodava muito em relação ao blog anterior era a disposição dos textos e elementos na tela. O layout apertado e as fontes um pouco quebradas que cansavam as vistas. Havia uma barra lateral que era tão cheia de bugigangas que atrapalhava a leitura.

Esta é a antiga disposição do blog antigo.

Nossa intenção é passar para o nosso leitor a sensação de estar lendo um livro enquanto navega no blog. Por isso, não deixamos nada na lateral ou no decorrer da matéria, somente as imagens, videos e textos referente a matéria.

Nova disposição de leitura no novo blog.

Novo sistema de comentários e reações

Fizemos uma pesquisa onde a maioria os usuários preferem a utilização de sistema de comentários da Disqus. Com isso, teremos um maior controle e conseguir interagir melhor com os comentários no blog. Tudo ficará mais organizado e seguro, e você poderá até receber uma notificação assim que receber um comentário da galera.

Há também uma opção onde você poderá expressar seus sentimentos em relação a matéria que está lendo. Isso é legal caso você não queira comentar mas deseja demonstrar a emoção que a matéria te passou.

Reações sobre a postagem pelo sistema Disqus.
Não quer comentar? Não tem problema, você pode apenas reagir!

Os comentários ficarão sempre posicionados ao final da página das matérias.

O Slowpoke será seu assistente

Melhoramos o sistema de pesquisa do blog tanto para versão mobile quanto desktop. O Slowpoke resolveu dar uma mãozinha nas suas pesquisas. Ele é um excelente assistente na Pokédex em Pokémon Gold, Silver & Cristal e resolvemos dar esta oportunidade para ele.

Iti Malia, o Slowpoke está pronto para te ajudar!

Compartilhe aonde quiser

Leu a matéria, gostou e quer compartilhar ou enviar para os amigos? Pode! No final de cada matéria você poderá postá-la no seu Facebook ou Twitter, enviar no WhatsApp, enviar por email e até mesmo salvar no Pocket para ler depois.

Compartilhar a matéria agora ficou mais fácil.

A jornada de desenvolvimento do Blog

O Blog inicialmente trabalhava com a plataforma Blogger (hoje pertencente a Google). Em 2014 resolvemos migrar para o WordPress. Com isso, ganhamos maior visibilidade nos buscadores da internet, conseguimos melhorar nosso design e deixar compatível com celulares e tablets. A usabilidade era muito maior e a gama de ferramentas para a criação do Blog era enorme.

Migração do Blogger para o WordPress
Migramos do Blogger para o WordPress

Em Dezembro de 2014, devido a uma falha de segurança e vulnerabilidade do WordPress, perdemos grande parte do nosso conteúdo em nossos servidores. O Blog precisou ser reformulado, e para garantir nossa segurança e de nossos visitantes, desenvolvemos um tema exclusivamente para o Game Boy Club não depender de terceiros.

No último trimestre de 2017 colocamos uma nova versão do Blog no ar. Mas, mesmo assim, não conseguimos manter as matérias em dia. Houve também uma grande atualização do WordPress que atrasou mais ainda um update definitivo para o Blog.

Em dezembro de 2017 resolvi recriar novamente do ZERO um novo tema para o blog. Percebi que problemas de lentidão e compatibilidade com o site eram constantes e que eu precisava então fazer algo mais leve e funcional. Me incomodava número de elementos e cores exibidos na página e coisas assim. Em Junho de 2018 com 90% do novo blog pronto, tive um problema no meu notebook onde perdi todos os meus arquivos. Mesmo os backups realizados perdi muita coisa e o desânimo bateu. Mas eu tive uma força muito importante para não desistir e continuar o projeto. ?❤️ Foi onde consegui melhorar mais ainda o blog.

E hoje finalmente aqui estamos nós. Nosso blog voltou ao ar e iremos reformular e resgatar as matérias antigas, focar em trazer sempre o melhor conteúdo e novidades dos portáteis Nintendo.

Agradeço de coração a cada membro da Equipe Game Boy Club pelo apoio ao desenvolvimento do novo blog. Este blog é feito para você fã que nos acompanhou pelas redes sociais e aos longos dos anos. E agora em todo finzinho de matéria, nós iremos te presentear com um troféu por ler tudo. E acredito que se você leu toda esta matéria até aqui é em razão do seu carinho e respeito por todos nós. Forte abraço!

RevisãoEduardo Trigo
Artigo Anterior
Realidade Virtual: Uma retrospectiva no Virtual Boy
Próximo Artigo
Dicas de um Colecionador de Game Boy


Comentários


SiggyKun

Um retro-gamer louco e apaixonado por 8-Bits, pixel-art e um leão. Sou fissurado por emuladores, que foi aonde eu adquiri paixão total pelos portáteis. Meu primeiro contato real com um Game Boy foi aos 20 anos onde ganhei um com Pokémon Yellow. Sou pai de um Nintendo 2DS, um PSP e um Game Boy Pocket que é o meu xodó!


Compartilhe