Relembre o clássico jogo Tetris para o Game Boy com curiosidades e informações sobre esse clássico jogo russo que mudou o mundo dos vídeo-games!

Falar da História dos Video Games e não citar Tetris seria o mesmo que falar da história do cinema e não citar grandes cineastras soviéticos como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov. O jogo de origem russa desenvolvido em 1984 para PC e idealizado por Alexey PajitnovDmitry Pavlovsky Vadim Gerasimov, é um dos mais importantes games já desenvolvidos até hoje e sempre tem uma nova reformulação sendo lançada no mercado.

primeiro modelo de Game Boy (DMG-001) com o jogo Tetris.
A tela inicial clássica do Tetris no modelo DMG-001 do Game Boy “Tijolão”

Tetris é um jogo do gênero puzzle (quebra-cabeça) e teve sua versão para Game Boy lançada em 1989 e é uma versão portátil do Tetris de Alexey Pajitnov. Foi o primeiro jogo compatível com o Cabo Link, permitindo assim que dois Game Boys se conectassem proporcionando partidas em multiplayer.

Carticho do jogo Tetris para o Game Boy
Cartucho do Tetris

A versão de Tetris para Game Boy desempenha de forma idêntica às versões lançadas em outras plataformas. O jogo é composto por diferentes tetrominos (forma geométrica composta de quatro quadrados) que caiam no campo do jogo. O objetivo do game é manipular estes tétrades, movendo-os para direita ou para a esquerda e girando-as em um ângulo de até 90º com o objetivo de criar uma linha horizontal de blocos sem lacunas. Quando uma ou mais linhas são criadas, elas desaparecem e se convertem em pontuação e os blocos acima (se algum) se movem para baixo de acordo com o número de linhas apuradas.

Jogo do Tetris no Game Boy

Como na maioria das versões de Tetris, os blocos não caem automaticamente em espaços abertos ou que tenham menos quadrados, e sim no centro da tela sempre de cima para baixo com formas aleatórias e uma peça por vez. Conforme sua pontuação aumenta, as peças vão caindo mais rápido e o jogo termina quando pelo menos um bloco empilhado, ultrapassa o limite superior de visibilidade da tela do jogo.

Imagens do jogo Tetris para Game Boy.
Se você não for esperto e ágil o bastante nas suas jogadas será FIM DE JOGO na certa!

O jogador pode normalmente ver qual bloco irá aparecer ao lado em uma janela que fica fora do campo de jogo. Os pontos são concedidos conforme em seu atual nível e de acordo com as linhas que vão sendo limpas. O nível aumenta cada vez que o jogador faz sumir dez linhas, e a cada nível alcançado aumenta também a velocidade da queda dos novos blocos. O jogador pode escolher a dificuldade antes de iniciar uma nova partida, selecionando um nível e/ou escolher para que parte do cenário já esteja preenchido com um número determinado de linhas de blocos colocados aleatoriamente.

Esta versão de Tetris inclui um modo para dois jogadores, no qual objetivo de cada jogador é permanecer no jogo por mais tempo do que seu oponente. Cada jogador joga em seu próprio Game Boy, com os dois consoles conectados via Cabo Link (E um cartucho em cada Game Boy). Durante o jogo, quando um jogador marca um duplos, triplos ou Tetris, uma ou mais linhas incompletas de blocos são adicionados à parte inferior da pilha de seu oponente, fazendo-a subir.

Dois Game Boy com o cabo link para jogar multiplayer.
O Cabo Link (Cable Link) permitiam partidas multiplayers em jogos como Tetris.

Em junho de 2009, a versão de Game Boy de Tetris já vendeu mais de 35 milhões de cópias. A Revista da Nintendo nos Estados Unidos a “Official Nintendo Magazine” classificou Tetris como o quinto em sua lista dos “100 Melhores Jogos da Nintendo”. O Game Informer’s Ben Reeves chamou-o de o melhor jogo para Game Boy e um “lendário jogo de puzzle”.

O melhor jogo para Game Boy e um lendário jogo de puzzle!

Game Informer’s Ben Reeves

Música

A música para Tetris foi criado por Hirokazu Tanaka . O jogador pode escolher um dos três tipos de música de fundo durante o jogo ou jogar apenas com efeitos sonoros. Algumas das músicas são arranjos de obras de outros compositores: “Type A” é baseado na canção popular russa Korobeiniki (também conhecido como Korobushka) e a “Type C” é uma versão arranjada da French Suite No.3 em B Menor BWV814 por Johann Sebastian Bach.

Telas de seleção de música e dificuldade do Tetris para Game Boy.
Você pode selecionar a música que tocará enquanto você joga!

Curiosidades

As composições “Type A” e “Type B” podem ser desbloqueadas para serem usadas na fase Luigi’s Mansion em Super Smash Bros Brawl para Nintendo Wii.

Tetris foi o 1º game a desbravar o universo! e isso ocorreu entre os anos de 1993 e 1994 na nave Soyuz TM-17 durante 17ª expedição russa à estação espacial Mirna onde o portátil junto com o jogo tetris era o principal entretenimento dos astronautas, nada mais justo, já que Tetris foi um jogo desenvolvido por russos. Em 2011 esse mesmo Game Boy foi leiloado na Inglaterra por $1,220.

Game Boy nas proximidades durante 17ª expedição russa à estação espacial Mirna.
Game Boy nas proximidades durante 17ª expedição russa à estação espacial Mirna.
É verdade essa foto. Nóis que tirou pra mostrar pra vocês. 😉

Dependendo de sua pontuação a animação no final do jogo muda, são diversos finais e vai desde o lançamento de uma simples bombinha a um foguete gigante e complexo.

Imagens do final do Tetris para Game Boy.
Parece que você foi bom o suficiente para apreciar o lançamento da nave espacial Russa!

Cada unidade do portátil Game Boy vinha acompanhado com um cartucho do Tetris por ser um jogo mais abrangente atingindo ao público mais novo assim como os mais velhos, homens e mulheres. Primeiramente o Game Boy viria acompanhado com jogo do Super Mario Land mas isso foi mudado antes de seu lançamento devido o jogo do Mario ser mais direcionado a crianças do sexo masculino.

Meu filho mais velho a casa torna!?? Obrigado Renato Sousa [+..••]

Posted by Wellington Fox on Friday, September 13, 2019
Artigo Anterior
30 anos de Game Boy
Próximo Artigo
As Aventuras de um Game Boy durante a...


Comentários


Mailson Andrade

Gamer apaixonado por todas as gerações e plataformas, e fanático por Game Boy, o maior portátil de todos os tempos!


Compartilhe