Antes de se tornar a gigante dos videogames que conhecemos hoje, a Nintendo teve um começo bem diferente. Fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi, a empresa começou sua jornada fabricando cartas de baralho chamadas Hanafuda.

A esquerda set de cartas de janeiro a dezembro, no meio cada mês e sua sequencia de cartas. a direita detalhes das cartas.

O Que São Cartas Hanafuda?

Hanafuda, que significa “cartas de flores” em japonês, são cartas de baralho tradicionais usadas para jogar uma variedade de jogos. Cada baralho Hanafuda consiste em 48 cartas, divididas em 12 conjuntos que representam os meses do ano, cada uma com ilustrações temáticas de flores e plantas. Esses jogos eram populares no Japão, especialmente após a proibição de cartas ocidentais devido à sua associação com jogos de azar.

Exemplo de um set do mês março

A Fundação da Nintendo

Fusajiro Yamauchi, um entusiasta das cartas Hanafuda, viu uma oportunidade de negócio e começou a produzir cartas de alta qualidade, feitas à mão. A empresa, inicialmente chamada “Nintendo Koppai”, rapidamente ganhou popularidade no Japão, graças à qualidade superior de suas cartas.

As mudanças da logo durante os anos.

Crescimento e Diversificação

Com o sucesso das cartas Hanafuda, a Nintendo expandiu sua linha de produtos para incluir outros tipos de cartas e jogos. Durante as décadas seguintes, a empresa continuou a inovar e diversificar seu catalogo de produtos, eventualmente entrando no mercado de brinquedos e, mais tarde, nos videogames como o que conhecemos hoje. A Nintendo ainda produz cartas Hanafuda, como vocês podem conferir alguns modelos recentes lançado por ela no próprio site Nintendo do Japão, mantendo viva uma parte importante de sua história e por ser uma empresa que mantêm muito de sua filosofia tradicional.

cartas com temas das suas mais famosas franquias como Zelda e Super Mario

Uma das grandes novidade anunciada pela big N, que no seu recém lançado Museu terá um espaço Craft & Play, onde os visitantes podem fazer suas próprias cartas de baralho Hanafuda e joguem com eles enquanto conhece as regras.

No novíssimo Nintendo Museum terá um espaço para você criar suas próprias cartas, além de espaço para jogar e aprenderas regras do jogo. Já queremos ir pro Japão!

Colecionadores

Um dos mais conhecido colecionador de Hanafuda é o francês o Fabrice Heilig, fã e grande apreciador da historia da Nintendo, ele contem um acervo bem grande dessas cartas, até fez um espaço lembrando muito da antiga fabrica, construindo do zero apenas com algumas fotos do antigo local que ele possuía para ajudar na recriação, fruto de grande pesquisa e dedicação, e o resultado pode ser visto nesse vídeo abaixo:

Uma obra de arte esse espaço né? olha o tanto de cartas da coleção pessoal do Fabrice Heilig.

Por fim a história da Nintendo com as cartas Hanafuda é um testemunho de sua capacidade de inovação e adaptação. Desde suas humildes origens como fabricante de cartas de baralho até se tornar uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, a Nintendo continua a surpreender e encantar gerações de fãs a fora, seja criando videogames, jogos, filmes e até parques temáticos de suas franquias mais famosas, nunca esquecendo de suas origens.

Gostaram desse artigo? não deixem de visitar nossas redes sociais e ficarem por dentro de muitas outras curiosidades, vai comprar na AMAZON use nosso link de afiliados, assim vc nos ajuda a criar mais conteúdos como esse, até a proxima!

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *